segunda-feira, 28 de junho de 2010

unid 1.1

O PAPEL DO EDUCADOR

O papel do educador no mundo de hoje é muito importante e amplo, pois está relacionado à grande responsabilidade de estrutura organizacional dos ambientes escolares. Estamos vivendo época de incertezas, mudanças e novos rumos que afetam frontalmente a educação no sentido de modificação de hábitos na prática docente e nas relações que se dão no cotidiano da Escola. O grande problema de tudo isso é que vemos que alguns profissionais da educação não se prepararam para as mudanças e acabam provocando um clima de ações que sempre procuram rivalizar professores e alunos tirando sempre a cumplicidade destes no processo de geração e construção do conhecimento. A educação é sobretudo troca, debates , construção de idéias e formação de hábitos que precisam ter como ponto de partida a formação ética e a proposta de construção de novas visões de mundo e busca pela justiça social e na certeza de luta pela igualdade.
Outro fator importante a ser retratado é a tecnologia que invade nossos lares, nossos locais de trabalho e nos diversos ambientes de vivência dos cidadãos, por isso as mudanças do mundo devem ser percebidas e questionadas pelos alunos que precisam estar sempre atentos a cada mudança compreendendo os fatores motivadores das transformações sociais, políticas e econômicas do mundo moderno. É papel do educador hoje entender o mundo e vivificar novas experiências de formação de idéias que visem um aprendizado criativo e prazeroso., na qual, deve ter um papel de aproximação do aluno em relação á realidade que lhe cerca para que este esteja sempre preparado para o mundo do trabalho e para a vida social. Isso faz com que seja aberta às transformações e viva no sentido de entender a pluralidade do mundo de hoje é vital para o alcance da qualidade e de um conhecimento que seja útil para todos.
No entanto, o educador é hoje peça fundamental para entendimento do mundo e para criação de hábitos saudáveis de vida que gerem idéias de valorização dos seres humanos , de respeito à diversidade das vidas , de análise das possíveis transformações e de busca plena por um mundo onde reinem ideais éticos e cidadãos para todos os seres que habitam nosso planeta. Valorizar o educador é uma tarefa da sociedade na conquista de um mundo sustentável e igualitário na medida certa do amor universal e na concretização de práticas de cidadania em todos os momentos da vida humana neste planeta.

Nenhum comentário: